domingo, 19 de junho de 2011

Visita Técnica a uma ETE!

Atualmente o tratamento de esgoto atingiu maior destaque por causa da preocupação ambientalista dos últimos tempos. Com isso, a qualidade da água após este tratamento, passa a ser o centro das atenções e o principal objetivo de todo o sistema.

A vazão de entrada do esgoto bruto na ETE, é de aproximadamente 38 litros por segundo. Mensalmente, são retirados quatro caminhões de areia, resultado do tratamento preliminar do esgoto. A ETE atende à penitenciária instalada em suas proximidades, além dos bairros Icaivera e Retiro e recebe também resíduos de limpeza de algumas fossas. O corpo receptor do tratamento da ETE de Nova Contagem é o córrego do Meloso que vai no sentido da cidade de Esmeraldas.

Tratamento Preliminar
Gradeamento
A ETE tem duas grades de proteção para a entrada de esgoto bruto, a primeira, mais grossa, é de limpeza manual e a segunda, mais fina, é mecânica e tem uma esteira rolante que leva os resíduos até uma caçamba, de onde são levados para a desidratação e posteriormente destinados ao aterro.

Grade Manual > Grade Mecânica > Esteira > Caçamba

Desarenador (Caixa de areia)
Após a grade, o esgoto entra em um desarenador para retirar a areia e facilitar o transporte do esgoto nas tubulações, reduzindo obstruções ou abrasões no sistema.
Caixa de Areia

Tratamento Secundário
Reator Anaeróbio
O reator anaeróbio trabalha estabilizando a matéria orgânica com as bactérias presentes no tanque. O esgoto entra de baixo para cima, passando por arejadores circulares e depois passa por sedimentação e tratamento anaeróbio com bactérias no interior da estrutura.
Reator anaeróbio

Filtro Biológico
Outra parte do tratamento biológico, também com bactérias consumindo a matéria orgânica é o filtro biológico. As bactérias aeróbias ficam na superfície de pedras dentro de um tanque que recebe o esgoto por uma rotatória de velocidade controlada.
Filtro biológico
Decantador
No decantador, o fluxo entra no centro de baixo para cima e é vagaroso para dar tempo das partículas mais densas sedimentarem no fundo cônico do tanque (o chamado lodo bruto). Os materiais flutuantes, óleos e graxas que permanecem em suspensão são retirados pela rotatória mecânica que tem sua velocidade controlada.

Decantador Secundário

Queima dos gases
O final do processo resume-se em uma estrutura onde o esgoto tratado passa por uma aspersão de NONOX®, produto utilizado para neutralizar o odor. Também é feita a medição da vazão nesta etapa.

Sobre os resíduos, o lodo resultante é desidratado e enviado ao aterro do Arrudas ou volta pra o processo para suprir a pouca demanda em determinadas épocas. E os gases gerados são queimados no local mesmo, pois segundo o técnico presente não é suficiente para geração de energia ou créditos de carbono.
O maior problema de uma ETE talvez seja o descarte irregular de óleos industriais que compromete os tratamentos biológicos com as bactérias por que matam os organismos e inviabilizam o tratamento da matéria orgânica.

A ETE – Nova Contagem atinge a eficiência de 91%.

Uma ETE tem a finalidade de melhorar a qualidade das água utilizadas pela população que eram dispostas sem qualquer tratamento nos corpos receptores. Essa realidade vem mudando. E pode chegar ao patamar ideal com auxílio e esclarecimentos de setores responsáveis do governo, quando toda captação para abastecimento seja devolvida tratada segundo níveis estabelecidos ao meio ambiente.

Referência das Imagens:
Todas as fotos e esquemas são notas da autora.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...