domingo, 28 de agosto de 2011

Forro térmico com caixas de leite


Alunos de engenharia criam forro térmico com caixas de leite longa vida
Em razão das altas temperaturas que se faz na região ao longo de quase todo o ano, alguns alunos do curso de Engenharia (2º. semestre, 5º. sem. e 7º. sem), da Faculdade Anhanguera em parceria com o “Projeto Kobra Recicla Rondonópolis” resolveram testar a ideia de reaproveitar as embalagens de caixa de leite longa vida para criar um forro isolante que pudesse ser usado em residências populares e comunidades de baixa renda a um custo relativamente zero.Este estudo sobre a possibilidade de transformar caixas de leite em forros isolantes térmicos partiu de um projeto realizado na Faculdade Unicamp (prof. Celso Arruda e Engenheiro Luís Otto Schmutzler).
Fonte da Imagem: http://nossasideiassustentaveis.blogspot.com/2010/08/telhados-com-caixa-de-leite.html
Segundo a professora e voluntária do Kobra, Ana Paula Beer, “a ideia é reaproveitar as embalagens de leite que chegam ao projeto Kobra Recicla Rondonópolis, e de forma artesanal construir um forro que reduzirá até 8°C a temperatura no interior do imóvel”, repassa.

Além do baixo custo, o projeto tem um grande apelo ecológico, já que as embalagens que vão para o lixão levam dezenas de anos para se decompor nos aterros.“Ao divulgar o projeto, pretendemos mostrar que qualquer pessoa, o próprio morador, pode fazer este trabalho, pois o mesmo não exige mão-de-obra qualificada, desta forma, este projeto seria uma ótima solução para diminuir a temperatura das residências de pessoas de baixa renda. Além disto, dia 28 de Agosto é o Dia Nacional do Voluntariado, assim poderíamos estar também falando sobre a importância do trabalho voluntário e conclamando a população a mais ações em prol de nossa sociedade, seja na área social ou ambiental”, externa.Conforme a professora, os alunos estarão finalizando o projeto, colocando o forro na casa de Adnei, uma senhora voluntária do projeto Kobra Recicla Rondonópolis, no Jardim das Flores, neste próximo sábado (dia 27 de agosto) no período matutino.


Fonte da Imagem: http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/tag/isolante-termico/
Segundo Paula Beer, “a Faculdade Anhanguera considera que é seu dever promover entre seus colaboradores, estudantes e parceiros a promoção da qualidade de vida e do meio ambiente. Por esta razão, a Faculdade é parceira do Projeto Kobra Recicla Rondonópolis, com a instalação de um ponto de coleta voluntária de resíduos e através do projeto” Anhanguera Cidadã III”, a faculdade tem estimulado seus alunos, em todos os cursos da instituição, a ações de voluntariado e projetos de extensão que contemplem ações de conscientização, sensibilização e educação da população de Rondonópolis para as questões ambientas”, repassa.

Ainda segundo Paula, os alunos perceberam a importância do tema e estão se mobilizando e realizando várias ações desde o começo do ano.
 



Postado na fonte por Ailton Lima - com Assessoria
ALR

3 comentários:

  1. Achei a idéia genial,e para o acabamento,estou pensando em uma estrutura metalica. para finalizar a parte estética.

    ResponderExcluir
  2. Achei a idéia genial,e para o acabamento,estou pensando em uma estrutura metalica. para finalizar a parte estética.

    ResponderExcluir
  3. Posso colocar o forro termico logo abaixo de uma lage que esquenta muito?

    ResponderExcluir

O texto está incompleto? Te ajudou em alguma coisa?
Resolveu sua dúvida? Ou criou outras?

Sua opinião é sempre bem-vinda!
ALR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...