quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SLU - RECICLAGEM DE ENTULHO

Estações de Reciclagem de Entulho

Foto: Assessoria Comunicação da SLU/CEMP
As Estações de Reciclagem de Entulho têm como objetivo transformar os resíduos da construção civil em agregados reciclados, podendo substituir a brita e a areia em elementos da construção civil que não tenham função estrutural. São instaladas em terrenos públicos localizados estrategicamente, com área mínima de 6.000m², que devem ser cercados e dotadas de pontos de aspersão de água, localizados estrategicamente, de forma a reduzir o excesso de poeira. Para evitar a pressão sonora, as calhas dos equipamentos britadores são revestidas de borracha e as pás-carregadeiras dispõem de silenciadores. Essas unidades recebem os resíduos transportados por caminhões e empresas de caçambas desde que apresentem, no máximo, 10% de outros materiais (papel, plástico, metal etc.) e ausência de terra, matéria orgânica, gesso e amianto.

Conheça as etapas do processo de reciclagem do entulho:

• Recepção: o material é inspecionado na portaria para verificar a sua composição e o grau de contaminação. O material aceito é classificado em:

- classe A – resíduos de peças fabricadas com concreto (lajes, pilares, blocos, pavimentação), argamassas, fibrocimento, pedras ornamentais, sem a presença de impurezas. Destinam-se à preparação de argamassa e concreto não estruturais, utilizados na fabricação de bloquetes para calçamento, blocos de vedação, guias para meio-fio, dentre outros .

- classe B – resíduos predominantemente cerâmicos (tijolos, telhas, azulejos etc.). Destinam-se à base e à sub-base de pavimentação de vias, drenos, camadas drenantes e material de enchimento de rip-rap.

A parcela rejeitada pela inspeção é destinada ao aterro sanitário.

• Seleção: os materiais recicláveis são separados manualmente dos rejeitos que, se forem recicláveis ou reaproveitáveis, são devidamente destinados.

• Operação de britagem: os resíduos são levados pela pá-carregadeira até o alimentador vibratório do britador de impacto e, por gravidade, para a calha simples e ao transportador de correia. Após a britagem, há eliminação de pequenas partículas metálicas ferruginosas pela ação de um eletroímã sobre o material reciclado conduzido pelo transportador de correia.

• Estocagem em pilhas: o material reciclado é acumulado sob o transportador de correia.

• Expedição: é feita com o auxílio de pá-carregadeira, dispondo o material reciclado em veículos apropriados.

Atualmente, a Prefeitura de Belo Horizonte possui três Estações de Reciclagem de Entulho:

Pampulha

R. Policarpo Magalhães Viotti, 450, Bandeirantes

tel.: 3277-7912



Estoril R. Nilo Antônio Gazire, 147, Estoril

tel.: 3277-7092/9645



BR-040 BR-040, Km 531, Jardim Filadélfia

Extraído de: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ e Página Principal do SLU - BH/MG (clique aqui)

Esse texto te ajudou? Comente!
Curta a Fan-Page no Facebook: https://www.facebook.com/apenasumolharengenharia 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...